domingo, setembro 14, 2014

Forte de São Brás | Ponta Delgada

 Lembro-me de desenhar - desde sempre - em caderninhos. Doodleava, projetava e brincava abrindo e fechando janelas com desenhos recortados ou inacabados que despretenciosamente me acompanhavam... mas, não tinha por hábito o registo do quotidiano, do espaço ou de equipamentos urbanos. É curioso que desde que me envolvi nisto dos USK passei a olhar o meu contexto de outro modo. Sinto-me «coagida» pelo desenho que sacia aumentando a curiosidade!

«O Forte de São Brás, oficialmente Prédio Militar nº 001/Ponta Delgada, também referido como Castelo de São Brás, localiza-se na freguesia de São José, na cidade e concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, nos AçoresConsiderado o mais importante exemplar de arquitectura militar do século XVI e a mais poderosa fortificação da ilha, foi erguido sobre uma ponta no primitivo ancoradouro de ponta Delgada, com a função de sua defesa contra os ataques depiratas e corsários, outrora frequentes nesta região do Oceano Atlântico wikipedia

Sem comentários :