domingo, novembro 23, 2014

Nos Açores, o 5º encontro foi nas Furnas...





Entrámos na Ermida de Nossa senhora das Vitórias, é um espaço fantástico onde a ambiência do Romantismo se constata em toda a sua formalização e envolvência.Os desenhos não revelam do espaço aquilo que temos para ver. Não sabendo por onde começar e sem o distanciamento que precisava para registar aquele espaço tão pequeno, tão alto e tão imponente pela sua «simplicidade sofisticada». Centrei-me na relação das pessoas com o espaço e tentei apanhar a pequena Madalena que ali se encontrava a desenhar. Como tinhamos o tempo muito contadinho saí e no exterior tentei captar o ambiente e usufruí daquela relação amorosa com a Lagoa. Senti que os materiais que tenho usado não se adequavam à rapidez que o registo me impunha para captar a riqueza lumínica ou a panóplia verdejante dos enquadramentos e sem me deixar deslumbrar pelo mimetismo das cenas... fui hesitando entre a aguarela e a tinta caligráfica e fui gradualmente trocando pela grafite e pelo lápis de cor (aguarelável)...  e os desenhos, mostram isso...
Os Pais da Sofia Sousa juntaram-se a nós e enquanto ela desenhava o pai foi fotografando... as Furnas têm um encanto particular e fotografar a lagoa é sempre um grande desafio...

Sem comentários :