segunda-feira, setembro 28, 2015

(a) Riscar o Património | ed.2015 . Ponta Delgada


A Sociedade de Industriais Agrícolas Açorianas, mais conhecida por SINAGA, foi o local escolhido para esta edição do (a) Riscar o Património em São Miguel, nos Açores.

A SINAGA fica localizada na cidade de Ponta Delgada e é actualmente a mais antiga produtora de açúcar, contribuindo, de forma activa, para o crescimento sustentado da economia dos Açores. Surgiu em 1884, altura em que São Miguel atravessava a «crise da laranja», orientando a sua actividade para a batata-doce, como economia alternativa e mais tarde, foi introduzida a uma nova cultura na Região, a beterraba. Da sua raiz extrai-se o açúcar (sacarose).
A fábrica do açúcar é uma industria sazonal, que apenas trabalha de 50 a 80 dias por ano, em regime contínuo de três turnos, durante 24 horas por dia e nesta altura encontra-se «desmantelada», a preparar-se para a próxima época.
À entrada, deparamo-nos com um elemento representativo desta indústria: uma Beterraba em grande formato.
Nesta nossa jornada (entre muitas das Europeias do Património) acedemos -apenas- às zonas de lavagem e difusão da beterraba. Não nos foi possibilitada a entrada no núcleo museológico onde poderíamos ter compreendido todo o ciclo de produção (depuração do suco, evaporação, cristalização e centrifugação, até a secagem, embalagem, empacotamento e armazenamento do produto). Ainda assim, o exterior deu-nos imenso trabalho. O local é «exigente» e desafiador.

                                



         

   

Embora a fotografia reúna um número inferior, fomos 31 a (a) Riscar -entusiasticamente - aqui nos Açores, obrigada a todos os que apareceram e também à D. Claúdia Pereira (que nos contextualizou e acompanhou mostrando o recinto) pela disponibilidade e simpatia demonstradas!
Aqui deixo os meus desenhos:






    
Não desenhei muito... senti dificuldades diversas e a dor de cabeça não ajudou, deve ter sido do sol. Foi um grande dia, mesmo bom, para acabar com setembro. E agora, espero que todos publiquem  os desenhos que produziram aqui e aqui.

Até para o ano!

1 comentário :

Luís Ançã disse...

Os desenhos são maravilhosos (apesar das dores de cabeça...), têm uma plasticidade fantástica.