terça-feira, maio 24, 2016

Estar para ver... (n)o arquipélago II


Voltámos ao arquipélago (centro de artes contemporâneas) a fim de mergulhar na exposição  "Um Sísifo Feliz” de José Nuno da Câmara Pereira, um artista Mariense que viveu parte da sua vida em Lisboa e acabou por se fixar na ilha Terceira, onde vive atualmente. Desta vez, fomos convidados a repetir o evento dado o sucesso do primeiro encontro de desenho... A exposição foi acompanhada pela Diana Santos que desconstruiu e contextualizou a obra do artista o que me fez reforçar alguns aspetos nos exercícios que propus aos alunos. Foi um fim de semana experimental onde a colagem e o recorte potenciaram - no domínio do desenho - algumas reflexões sobre as obras expostas. Também se desenvolveu um trabalho dedicado a uma instalação evocativa da obra de Ana Vieira: A Arte da Fuga. Aprecio, particularmente, o trabalho desta artista (que nos deixou recentemente) e é com pena que encaro, algumas das opções de curadoria (...) por não ter sido proposta, também, uma mostra retrospetiva desta artista que, já agora, não colidisse com a atual exposição e a tratasse com igual dignidade, porque merece! O que vale é que a obra de Ana Vieira vale per si e «aguenta-se às intempéries, digo eu, claro!
Quase não desenhei... ainda fiz uma experiências com a mão esquerda dando resposta a um desafio... o que me deixou muito motivada. O fim de semana foi intenso... já em casa (...) esperavam-me uns lápis de cor da Prismacolor (para fazer frente aos Derwent que já tenho) com que colori -parcialmente- os desenhos, testando-os entusiasticamente. São muito macios e as cores intensas e luminosas misturam-se facilmente, são excelentes!

(Artline 200 Fine 0.4, Graph'it shake e deleter Neopiko-Line 2_ 0,03 e lápis de cor)                                                                                |«in situ»|

Sem comentários :