terça-feira, agosto 01, 2017

Agenda dos Sketchers

 Agosto 2017

(http://urbansketchers-portugal.blogspot.pt/2017/08/agenda-dos-sketchers-agosto-2017.html)




Entrevista a Alexandra Baptista
A Alexandra é a associada nº 31 dos USkP. É artista plástica,  ilustradora no colectivo asBAP, e dedica-se ao ensino das Artes Visuais em Ponta Delgada, nos Açores. Acompanhou recentemente a Jenny Adam no seu Sketch Tour Portugal em São Miguel.
Alexandra vista por Jenny Adam e por ela própria
Há quanto tempo desenhas?
Não me lembro de não desenhar, mas fui ao longo do tempo adquirindo uma consciência e uma relação diferente com a prática do desenho. Em cadernos, desenho sobretudo desde que fui estudar para as Belas Artes; começava muitos e raramente os concluía.
Há quanto tempo és USk?
Sou USk desde que fui contagiada pelo entusiasmo do Eduardo Salavisa, Ketta e Mário Linhares em Março de 2014 e desde então a minha vida passou a fazer outro sentido.
O que mais inspira os teus desenhos?
Tornei-me dependente do registo diário, gosto de explorar e desafio-me. O desenho ocorre por necessidade ou estimulado pelo simples facto de ter um novo
pincel que quero experimentar. A dificuldade é motivadora e o quotidiano também. Descobri, nos últimos tempos, que o arrebatamento da paisagem que me envolve é desafiante, contudo sinto necessidade de a habitar.
O encontro USk mais marcante?
Temos feito encontros diversos mas aquele que tenho mais presente foi, certamente, o primeiro de todos. Foi aquele que me obrigou a sair de mim e teve um efeito de encantamento que me prendeu aos urban, mal sabia eu o rumo que ia tomar.
Que materiais preferes usar?
Combino diversos materiais: marcadores, aguarela, grafite, lápis de cor e cera, tinta permanente, vieux chêne, carimbos, etc. Gosto de variar o formato do caderno, o tipo e a cor de papel.                         

Sem comentários :