segunda-feira, julho 10, 2017

Sketch Tour Portugal - Açores #06



«Embora inicialmente ignorado pelos primeiros povoadores, o Vale das Furnas começou a ser popular no final do séc. XVIII, devido ao crescente interesse no uso de águas minerais para o tratamento de doenças como o reumatismo e a obesidade. As Furnas possuíam centenas de pequenas nascentes e cursos de água, todas com diferentes propriedades. O Parque Terra Nostra estava no centro desta magnífica hidrópole.»Nas últimas duas décadas, o parque tem vindo a enriquecer, ainda mais, o seu património botânico com a aquisição de novas espécies vegetais. Esta constante preocupação em diversificar para enriquecer a flora existente levou a que, atualmente, o parque possua grandes coleções e jardins com plantas de importante valor histórico e cultural.
Almoçámos o celebre cozido das Furnas no Restaurante do Hotel Terra Nostra. Depois do Almoço Fomos passear pelo parque onde se insere o Hotel. O Jardim existe há mais de duzentos anos.
«Por volta de 1775, Thomas Hickling, um abastado comerciante originário de Boston, que foi Cônsul Honorário dos Estados Unidos em São Miguel, mandou construir uma casa de madeira, que tomou o nome de Yankee Hall, assim como um grande tanque de água com uma ilha no meio e rodeou-o de árvores. Ainda é possível hoje em dia ver um carvalho inglês plantado por Hickling.»

A nascente de água termal que alimenta o tanque, a uma temperatura entre os 35 e 40 graus celsius proporciona uma sensação de repouso e relaxamento. A água está carregada de minerais essenciais proporcionando uma excelente forma de recuperar as energias.

Em 1896 o filho dos Viscondes erigiu um memorial aos pais que se encontra no jardim.


O Açucareiro do Segredo, é um miradouro muito bem posicionado, com uma vista privilegiada sobre o parque e com uma acústica particular. Amigo dos apaixonados, permite que segredos ditos às colunas se ouçam (com clareza) se encostarmos o ouvido à coluna diametralmente oposta. Contam-se histórias relacionadas com amores proíbidos que ali se segredaram.
(Cont.)

(Caneta caligráfica, lápis de cor, grafite, carimbo e aguarela)                                                                     «in situ»

Sem comentários :