domingo, fevereiro 25, 2018

Desenhar com (VII) Maura Barreto | 32º Encontro USkPAçores - São MIguel #01

Maura Barreto é professora de Artes Visuais desde 2001. Concluiu a licenciatura na Universidade de Évora e o Mestrado na Faculdade de Belas Artes do Porto em 2007 em Arte e Multimédia. Durante esse período frequentou ainda vários cursos de Ilustração Científica. Reside e trabalha em São Miguel e dedica-se ao desenho e à pintura em miniatura. Levou-nos a desenhar no Museu Carlos Machado, no núcleo de Santo André. A escolha das salas dos invertebrados e dos fósseis (na história natural) prendeu-se ao seu interesse pelo desenho cientifico. 

A Maura toca saxofone e uma das coisas que tem vindo a colecionar são as palhetas do instrumento que toca e, atualmente, todas aquelas que lhe oferecem. As palhetas converteram-se em suporte de desenho, são uma delícia. Tenho vindo a acompanhar o seu projeto e é muito interessante vê-la em constante exploração. Os cadernos que leva para os encontros são, também, em miniatura, como se desenhasse para formigas. Ofereceu-nos uma palheta e dasafiou-nos a «desenhar pequeno», muito pequeno. Confesso que tive imensa dificuldade em reduzir a escala mas adorei o desafio e constatei a dificuldade de desenhar em miniatura sobre junco.Gostei muito deste 33º encontro e das caras novas que se juntaram.
Os insetos são fabulosos... as cores, as texturas e padrões as formas...


Depois de tanta redução aproveitei para subverter a escala dos elementos...



E foi assim que acabámos o 32º, de sorriso na cara. Na foto final ficaram a faltar pelo menos umas cinco pessoas. O grupo esteve muito composto, que bom! 


(mais fotografias do encontro aqui )


(Caneta caligráfica, carimbo, grafite, aguarela e lápis de cor)                                                                                       «in situ»

Sem comentários :