segunda-feira, abril 11, 2016

Estabelecer ligações - com Mário Linhares

Desenhar com outras pessoas faz-me vestir uma espécie de escudo protetor e torna-se mais fácil enfrentar os outros e os desafios. Depois de entrarmos no café do sr. Marco no Livramento (eu e a Sofia Botelho) para aceder à minha dose matinal de cafeína, acabei por encontrar naquele espaço (onde as mulheres não proliferam) algumas das «afeições» terrenas que prendem a Terra à «terra» e... olhar para baixo e numa perspetiva Pessoana, refletir sobre o que somos e não somos, o que queremos e não queremos ser. Pensei que não seria capaz de dar resposta ao que tinha sido proposto: olhar para baixo e aceder às coisas do alto...

Lá me levantei para sair do café (à procura de alguém com quem interagir) e apercebi-me que atrás de mim se sentava um senhor que ali pairava ou vagueava nos seus pensamentos ou... descansava. Perguntei se me deixava desenhá-lo e o senhor consentiu. O sr. José Botelho foi simpático embora pouco falador, era também um bocadinho surdo e isso dificultou um pouco a nossa conversa. Soube que era dono da charcutaria da localidade e que -ali- se sentia «em casa», como o café pertence ao genro e deixa-se estar, em frente à janela, olhando para tudo e para nada. É dono de uma charcutaria e sabe-lhe bem o descanso do fim de semana (...). Depois saí e fui procurar na rua as ligações que tinham sido pedidas. Saltitei entre uma e outra página a tentar contextualizar e relacionar as coisas com as pessoas. Pensei que as coisas do «Céu» na «Terra» são coisas da «Terra» e não do «céu». Pensei que as pessoas são «muito» ou são «nada» e o senhor José parecia - na sua pose etérea - estar mais elevado do que eu. Mais tarde, depois de termos partilhado os desenhos em grupo, pensei que querer ser «nada» pode significar ser-se «todas as coisas do mundo»... 

À parte disso fui registando as pessoas do grupo que fez o retiro com o Mário Linhares e que me receberam a mim e à Sofia Botelho com enorme simpatia. Foi um prazer desenhar com todos (Estela, Emanuelle, Isabel, Ketta, Luísa, Mário, Matias e Teresa) e espero que voltem, um abraço e obrigada pelos momentos «inspirados».


Hoje, a pensar sobre o que fiz, quer-me parecer que o exercício fica assim... por resolver!

(Pilot G-tec-C4, marcadores windsor & Newton,  Amsterdam e Giotto decor materiais, Posca e caneta de tinta da china s/ Ebru    | «in situ» 

Sem comentários :