sábado, abril 09, 2016

Segundo exercício com Mário Linhares....


O segundo exercício que o Mário nos propôs foi inspirador...tentei resolver o problema em três tentativas.
A água, deu-me o mote para o desenho. Situava-me mesmo entre a fonte (chafariz) perto do Forte de São Brás e o Campo de São Francisco. Os repuchos ficaram em primeiro plano e como tinha, no meu albúm de Grafias, uma página previamente marmoreada (Ebru) usei-a para transmitir essa liquidez. Os registos sobrepõe-se em três planos com técnicas ou cores diferentes. «Há um primeiro tempo de confusão, de conflito, de choque, de esbarrar com a realidade, é o "primeiro dia", um segundo tempo de interiorização, de reflexão, de "metabolização" desse acontecimento. Virá, então, um terceiro tempo e momento, o "terceiro dia", quando começamos a ver as coisas com outros olhos...»
A minha segunda tentativa, o segundo plano - a azul- aproxima-me da estátua ao emigrante de Alvaro França. É um homem que enfrenta as intempéries da vida e avança protegendo a mulher e o filho. Mergulhei no Campo de São Francisco e no coreto, no centro da praça, estavam uma série de crianças que brincavam, corriam e soltavam gargalhadas descomprometidas e contagiantes. Sobrepu-las ao momento anterior propondo uma certa alegria e dinamismo. Percebemos que «...as crises graves podem ser uma oportunidade de renovação...»
A terceira abordagem levou-me a olhar mais profundamente para o Campo de São Francisco que é um lugar patilhado tanto pela crença como pela indigência, é por vezes muito triste! Deixei-me percorrer- visualmente- o Campo e viajei até à âncora da «esperança» sobre o banco onde Antero de Quental tentou o suicídio e... terminei salpicando a vermelho...
Quando cheguei ao ponto de encontro já lá estavam a Emmanuelle, Estela, Isabel, Luísa, Sofia, Teresa, Ketta, Mário e Matias. Um grupo muito simpático e com quem gostei muito de estar. Partilhámos os desenhos que fizemos e ficámos um pouco à conversa enquanto a Ketta se deliciava com um pincel com o depósito cheio de Lixívia. Foi apagando algumas marcas de ecoline e explorando expressivamente os efeitos e manchas provocadas pela subtração. Combinámos encontro para o dia seguinte e desta vez a Sofia Carolina Botelho também estará presente.





(Pilot G-tec-C4, marcadores windsor & Newton,  Amsterdam e Giotto decor materiais, Posca e caneta de tinta da china s/ Ebru)  | «in situ» |

Sem comentários :